A água está entre os maiores custos e impacto ambiental na piscicultura, o que prejudica regiões como o semiárido brasileiro, onde a escassez e a dificuldade de acesso a água se faz presente.
Para vencer esses obstáculos, os pesquisadores estão recomendando a tecnologia do Bioflocos, que diminui o uso da água e da ração no cultivo do peixe.
Mas você sabe o que são BIOFLOCOS?
BIOFLOCOS são partículas suspensas na água, compostas por microalgas e bactérias agregadas a restos de ração, fezes e microorganismos vivos e mortos.
Como funciona o processo
O objetivo é harmonizar a expansão e a manutenção das bactérias heterotróficas*, por isso existe a necessidade de uma fonte extra de carbono como açúcar, melaço, resíduos de panificadora ou de macarrão.
*heterotróficas -> não produzem o próprio alimento, ao contrário das autotróficas.
Para a utilização destes produtos devemos levar em consideração o nível de nitrogênio no ambiente. Vamos usar como modelo de fonte de carbono o açúcar cristal: Estimula o crescimento de bactérias nitrificadoras já presentes no sistema, que irão degradar os dejetos dos peixes e os restos de rações, diminuindo assim o nível de amônia da água, pois em altas concentrações podem ser tóxicas para os peixes. Essas bactérias nitrificantes irão oxidar o nitrito, transformando-o em nitrato que é menos prejudicial para eles. Este é um processo simultâneo e contínuo, onde conseguimos observar a formação dos bioflocos e seu acúmulo até o final da produção.
Benefícios da Tecnologia Bioflocos
Reutilização da água
Enquanto no sistema convencional a água precisa ser trocada quase que diariamente, com a produção de bioflocos, a utilização da mesma água pode chegar a mais de 3 anos!
O principal cuidado é a manutenção da qualidade da água. Existe a necessidade de acompanhamento dos níveis adequados de oxigênio, Ph, alcalidade, amônia, nitrito e nitrato para que o processo ocorra de forma eficiente e contínua.
Redução de custo na ração
Outra característica fundamental dessa tecnologia é ser fundamental na alimentação dos peixes, reduzindo bem o custo com ração industrializada, já que os bioflocos são proteínas microbianas podendo atingir níveis de até 50% de proteína bruta quando comparada a outras fontes alimentares.
Fábrica de Peixes e Algas
A Recolast Ambiental faz uso dessa tecnologia no sistema Fábrica de Peixes e Algas.
O Sistema super intensivo para engorda de tilápias, com produção de até 1 tonelada por mês após o primeiro ciclo, promove o tratamento do efluente, reutilização da água e redução da ração através dos bioflocos, tudo isso em menos de 200 m2 de área. E tem mais vantagens: comparado a projetos de cativeiro é isento de licença ambiental (a Recolast fornece o documento)!
Vantagens
- Nenhuma renovação de água (troca zero)
- Aproveitamento de pequenas áreas
- Alta produtividade: baixa mortalidade e ganho de peso significativo
- Baixa conversão alimentar
- Tratamento do efluente, descarte reduzido
- Biosegurança
- Menor impacto ambiental.
Os resultados são bem animadores, não é mesmo?!
A Recolast já está há 40 anos no mercado, proporcionando o que há de mais moderno através da piscicultura.
Cases de sucesso: Estamos finalizando a instalação de 3 sistemas em Branquinha /AL, onde o produtor produzirá até 3 toneladas/mês!
Você pode conferir outros casos no nosso canal do Youtube. Clique aqui!
Quer saber mais sobre Fábrica de Peixes?!
Clique AQUI para mais informações!
Aguardamos seu contato
Grande abraço!
Leave a Reply