Nesse conteúdo você vai entender de forma simples o que é um biodigestor e como ele funciona. Vamos lá!
No dicionário a definição para biodigestor é “equipamento instalado para a produção de biogás”, mas acho que não ficou tão claro, certo? Afinal, o que é um biodigestor? Vamos facilitar:
O biodigestor é o equipamento fechado utilizado para acelerar o processo de decomposição de matéria orgânica, esse processo é chamado de biodigestão anaeróbica (ausência de oxigênio). O objetivo do biodigestor é o reaproveitamento de detritos orgânicos e como resultado da decomposição desses resíduos temos biogás e biofertilizante.
Como funciona:
Funciona mais ou menos assim: O biodigestor é basicamente uma câmara fechada, que é alimentada de resíduos orgânicos (esterco, restos alimentos, vinhaça, cama de frango, etc) essas matérias são misturadas com água, e, através da falta de oxigenação algumas bactérias atuam nesses detritos transformando-os em biogás e biofertilizante.
O biogás é uma mistura entre o gás metano e o carbônico, que pode ser utilizado como fonte de energia (quando acompanhado de um gerador) e também energia térmica.
O biofertilizante gerado é um adubo natural, rico em nutrientes e pode ser utilizado em irrigações de plantações e hortas.
–> Quer saber o quanto você pode gerar de biogás e biofertilizante? Fizemos uma calculadora bem simples, é só colocar o tipo de animal, a quantidade e pronto! Calcule acessando esse link.
Agora que você já entendeu o que é um biodigestor e como ele funciona, vamos falar sobre os 2 tipos básicos de operações dos biodigestores: biodigestores em batelada e biodigestores contínuos.
O processo em batelada funciona com alimentação descontinuada, ou seja, é abastecido de uma vez só e então fechado para que não haja entrada de oxigênio. Só é aberto novamente quando o processo de digestão anaeróbica está finalizado, geralmente é quando a produção de biogás diminui, isso indica que a matéria orgânica já foi decomposta. Esse tipo de operação funciona muito bem quando o consumo de biogás é baixo.
Já o biodigestor contínuo é alimentado diariamente com matéria orgânica sólida e líquida (no caso da líquida, pode ser até mesmo água), cerca de 50% de cada. Esse tipo de processamento gera biogás e biofertilizante continuamente.
Além disso, existem diversos modelos e tamanhos de biodigestores. Entre eles, os modelos canadense, indiano, tailandês, paquistanês, chinês, filipino e etc). Veja alguns modelos de biodigestores:
–> Se quiser saber a diferença entre o biodigestor tipo tubular e cúpula (canadense), acesse esse material clicando aqui.
E agora, ficou mais fácil? Esperamos que tenha entendido o que é um biodigestor.
Atualmente, é possível fazer eficientemente o tratamento de praticamente todos os resíduos orgânicos através dos biodigestores e o mais interessante é que ele não é um custo e sim um investimento.
Se você quiser saber mais informações e fazer um projeto de biodigestor os especialistas da Recolast estão prontos para te ajudar. Entre em contato nesse link!
Jairo Duarte
Boa tarde, gostaria que comentasse maiores informacoes sobre esse projeto, estou interessado em produzir um e-book aqui na Inglaterra e Suecia, preciso de seu contato para falarmos sobre isso.
Caê
Olá Jairo, tudo bem? Se você gostou da matéria, dá uma olhada nesse nosso vídeo:
https://youtu.be/mEyDS1CU1NI
Você vai se surpreender mais ainda!
O Biodigestor é um produto muito bom mesmo, resolve o problema dos dejetos e ainda se paga com o tempo. Ah, aqui mesmo no blog temos muitas matérias explicando sobre o Biodigestor, mas se quiser saber sobre algo mais, pode me escrever: cae@recolast.com.br